Flores do Meu Jardim

sábado, 11 de maio de 2013

Mensagem para todas as mamães e futuras mamães!


Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus: 
Dizem que estarei sendo enviado à terra amanhã... 
Como eu vou viver lá, sendo assim tão pequeno e indefeso?
DEUS:Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lá te esperando e tomará conta de você.
CRIANÇA: Mas diga-me: Aqui no céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir,o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?
DEUS: Seu anjo cantará e sorrirá para você e, a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.
CRIANÇA: Como poderei entender quando falarem comigo se eu não conheço a língua que as pessoas falam?
DEUS: Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.
CRIANÇA: E o que farei quando quiser te falar?
DEUS: Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.
CRIANÇA: Eu ouvi dizer que na terra há homens maus. Quem me protegerá?
DEUS: Seu anjo lhe defenderá, mesmo que isto signifique arriscar a própria vida.
CRIANÇA: Mas eu serei sempre triste porque não te verei mais.
DEUS: Seu anjo sempre lhe falará sobre mim e lhe ensinará a maneira de vir a mim e eu estarei sempre dentro de você. Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas.
A criança apressada pediu suavemente: Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor o nome do meu anjo.
DEUS: Você chamará seu anjo de MÃE.
 Que você seja muito feliz.
Minhas queridas Flores, é com muito carinho no coração que venho desejar um lindo dia das mães!
Para todas as que já são mães, que seus dias sejam cada vez mais coloridos pelos sorrisos dos seus filhos!
Aproveitem cada segundo do seu filho ou filha, pois cada momento é único. 
Para as mamães que já estão gerando o seu milagre, parabéns! Você recebeu o melhor presente que uma mulher pode ganhar nessa data!
Para aquelas que ainda esperam seus milagres, lembrem-se que a cada dia que passa, eles ficam mais próximos de vocês!
Desejo a todas dias felizes e que cada uma de vocês tenham em breve seus sonhos realizados, que todas tenham muitos motivos para comemorar no próximo dia das mães!


PARABÉNS MAMÃES!!!








 


Da mamãe e tentante,
Milena Oliveira

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Obaaaaaaaaaaa!!!!

Meu 1º selinho!

Olá Flores do meu Jardim, ganhei esse selinho da Jayne Mendes - Doce Vida, amei de mais! E o primeiro selinho agente nunca esquece, né!


Esse é o link para vocês conhecerem o Blog Doce Vida, a nossa Florzinha Jayne vai adorar a sua visita!!!!

O que adoro nos Blogs:

1 - Atualmente, tudo sobre grávidas, tentantes e bebês;
2 - Artesanato;
3 - Trocar informações sobre os assuntos do item 1;
4 - Conhecer as histórias de mulheres com o mesmo sonho que eu;
5 - Fazer novas amizades.

Gostaria de mandar esse selinho para minhas queridas flores:



Como andam meus planos?

As meninas que seguem minhas postagens lá nos grupos do Face já sabem que eu adiei  o meu bebê, estou passando por um momento delicado, meu marido está morando longe por motivo de trabalho e tudo isso aconteceu justamente quando decidimos que iríamos encomendar o nosso segundo filho. Ai meninas, está tão difícil ficar longe do homem da minha vida, em julho vai completar 1 ano nessas condições, eu louca para conceber o meu "milagrinho" e não posso, por que minha família está assim!
Já temos uma princesa linda de quase 8 anos, a minha companheira, minha amiguinha Ana Júlia, meu tudo! E agora é orar muito para que tudo se resolva para que eu possa ter um bebezinho de novo no colo, Ana Luíza ou Davi, se Papai do Céu quiser pode ser os dois, seria mais que um sonho!!!
  
Milena Oliveira


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Indutores






1- O que é indutor de ovulação? Quando é indicado? 

O indutor de ovulação é uma medicação para estimular a ovulação da mulher, podendo ser a base de citrato de clomifeno, ex. Clomid, Indux, Serophene, Dufine, ou a base de gonadotrofinas - FSH e LH, ex. Gonal, Menopur

Citrato de Clomifeno é o tipo de indução mais leve, indicado para casos de problemas ovulatórios mais simples. 

Gonadotrofinas é um tipo de indução utilizado em casos de procedimentos de fertilização(FIV, ICSI, IA) e em casos de SOPs mais severos, em que a paciente não responde ao tratamento com citrato de clomifeno e metformina. 

As perguntas e respostas abaixo se referem a indução com Citrato de Clomifeno especificamente: 

2- Quais os efeitos do indutor?

 Os sintomas variam de mulher pra mulher e de ciclo pra ciclo, os mais comuns são, dores/desconforto abdominal, inchaço, dores nos seios, gases, dor de cabeça, enjoo  azia, calores, espinhas(oleosidade da pele ), atraso menstrual, corrimento escuro (em pouca quantidade) e pequenas tonturas, ou seja, os mesmos que se tem na fase pré-menstrual ou no início de uma gravidez.

Com indutor o ciclo também pode ficar um pouco mais longo, até uns 4 dias, e o fluxo tende a ser menor e mais escuro. Em alguns casos também o ciclo pode ficar mais curto, entre 2 e 4 dias. 

3- O indutor altera o muco cervical? Por quê não percebo o muco com indutor? 


Seus efeitos anti estrogênicos podem influenciar negativamente o endométrio e muco cervical. Ele pode fazer com que o muco diminua bastante, muitas vezes se tornando imperceptível, e fazendo com que ele sofra alterações durante todo o ciclo. 

Nos primeiros ciclos geralmente se nota alterações significativas, principalmente se havia problemas de anovulação, como muco elástico junto ou logo após a monstra, muco leitoso/pastoso, antes e pós período fértil. 

4- Como posso saber meu PF usando indutor? 


O ideal quando se usa indução é fazer o controle de ovulação com ultra-sonografia seriada transvaginal, até que os folículos atinjam um tamanho ideal (em sincronia com o endométrio – que é o tecido que reveste o interior do útero, onde ocorre a implantação do embrião) 

Como nem sempre os médicos solicitam o controle com US seriada, o que particularmente acho errado, uma dica pra saber o período fértil é: 

- Depois q se toma o último comprimido a ovulação deve ocorrer entre o 4 a 7, às vezes um pouquinho mais até 12 dias. É bom namorar regularmente durante todo o ciclo, e intensificar nesse período. 

5- O que é Ultrassonografia seriada? 


São ecografias(ultrassom) transvaginais feitas no PF, geralmente com 1 ou 2 dias de intervalo, conforme o médico indica, pela evolução dos folículos. A primeira US é indicada pelo médico, conforme o ciclo da paciente. 

6- O que é um folículo dominante? 


Um folículo é considerado dominante quando atinge 10 mm ou mais, o que ocorre, em média, a partir do 10º dia do ciclo, mas pode variar conforme o tamanho do ciclo. 

7- Qual o tamanho certo de rompimento dos folículos e do endométrio para que ocorra a ovulação? 


Os folículos crescem, em média, 2 mm dia e rompem entre 19 e 23 mm, sem indutor. Com indutor essa faixa aumenta até 29 mm, podendo atingir até um pouco mais, 35 ou 37 mm. 

O endométrio cresce em média 1 a 2 mm dia e deve atingir entre 7 e 15 mm para que haja ovulação. 

Isso significa: 
Ovulação = folículo(s) c/tamanho de rompimento + espessura do endométrio suficiente 

8- Como posso ter certeza que houve ovulação? 


Além do controle com US seriada, é importante fazer uma dosagem de progesterona a partir do 21º dia do ciclo, pois nem sempre o folículo eclode um óvulo, o que não é diferenciado apenas com a US seriada. 

9- O indutor faz efeito logo no 1º ciclo? 


Nem sempre, geralmente a resposta ovariana ocorre após o 2º ciclo de indução, por isso sendo indicado um tratamento de 3 ciclos. 

10- Tenho chances de engravidar logo no primeiro mês de tratamento, se demora alguns meses para conseguir? 


Sim, mas na maioria das vezes a partir do 2º ou 3º ciclo. Depende muito do problema que se tem. 

11- Com a indução da ovulação fica mais difícil dos óvulos fecundados se fixarem, correndo maior risco de aborto, é verdade isso?


O que acontece é com o uso prolongado do indutor o endométrio tende a ficar mais fino, o que então pode causar o problema da fixação ao útero, mas mesmo assim é uma coisa que pode acontecer, não é regra, e existem outras medicações, a base de estradiol, que podem ser administradas junto com o indutor pra que isso não aconteça. 

Por isso, é muito importante tomar só sobre prescrição e acompanhamento médico e fazer o controle com US seriada. 

12- Por que alguns médicos indicam tomar no 2º e 5º dia do ciclo outros a partir do 5º? 


Pelo que minha médica explicou, isso é meio como uma preferência do médico, tem uns que indicam a partir do 2º, outros do 3º, outros do 5º, tipo, indicam assim pra todas as pacientes. Mas a grande diferença, que vejo, é que quando se toma antes a tendência é ovular antes, pois quando se toma o último comprimido a ovulação ocorre entre 4 a 12 dias. 

Outra coisa que descobri quando comecei a me tratar com uma especialista, é que quando se toma 2 comprimidos dia (100mg), deve-se tomar os comprimidos com uma diferença de 12 horas e não os dois juntos, pois assim tem um efeito melhor. 

13- Posso tomar indutor de ovulação por conta própria?


Nunca! O indutor deve sempre ser tomado com prescrição e acompanhamento médico, pois assim como pode ajudar, pode prejudicar, pode gerar cistos, disfunções hormonais, trombose, hiper estímulo  podendo levar até a perda do ovário em casos extremos, e até câncer de ovário. 

O médico prescreve a dosagem e a forma de uso baseado no histórico médico da paciente, não é porque serviu pra uma pessoa que o mesmo tratamento serve para outra.


Indutor o uso indiscriminado pode ser um grande risco!!!


14- O indutor pode alongar minha fase lútea? 


Pode, entre 1 a 2 dias, mas não é regra. Fase lútea é a fase do ciclo pós ovulação até a chegada da monstra. 

15 - O indutor pode influenciar no resultado do exame de farmácia ou do beta HCG? 


Não, apenas medicações a base de HCG tem esse efeito, o que não é o caso do indutor de ovulação. 

16 - Indutor engorda? 


Não, o indutor pode aumentar a retenção de líquidos como qualquer medicação a base de hormônios, claro que o apetite com o uso também pode aumentar, então não é o medicamento q engorda e sim nós que estamos propensas a comer mais e reter mais líquidos. Uma boa dica pra evitar a retenção de líquidos é tomar água de cocô. 


17 - Depois do tratamento com indutor meu ciclo pode desregular? 


Sim, assim como quando paramos o AC, é normal desregular após o tratamento com indutor, pois ele também é a base de hormônios. 


18 - Com indutor é normal ter muitos folículos? Posso engravidar de gêmeos/trigêmeos? 


Sim, com o estímulo do indutor, é normal se ter vários folículos dominantes, o que geralmente ocorre é que um evolui e eclode e os demais acabam regredindo. 

A gravidez múltipla pode ocorrer com o uso do indutor, mas não é comum. As chances de se ter dupla ovulação, sendo uma em cada ovário, geralmente é o mais comum, mas mesmo assim a chances de gêmeos é baixa. 

19 - Quando devo namorar? 


O PF com indutor ocorre, após tomar o último comprimido, entre 4 a 12 dias, então o ideal é manter treinos regulares durante o ciclo, pelo menos 3x por semana, e intensificar durante o PF para dia sim, dia não. 


20 - Mesmo tendo tomado indutor posso não menstruar? 


Pode, o indutor também age como um regulador hormonal, mas se não ocorrer a ovulação, ocorrer um cisto ou o endométrio estiver muito fino a menstruação pode não descer. E claro se vc engravidar a menstruação também não virá. 

Nesse caso o melhor é procurar o médico e fazer um beta, se der negativo, fazer uma US e um exame de progesterona, para confirmar se houve ovulação e verificar o que está acontecendo. 

21 - Posso usar indutor por mais de 6 ciclos? 


Não é indicado, pois aumentam as chances de cistos, hiper estímulo  trombose e até de câncer de ovário. Se foram feitos mais de 3 ciclos e não houve ovulação, então o melhor é trocar a forma de indução, pois o citrato de clomifeno mostra-se sem efeito. É importante avaliar se houve ovulação, se houve ovulação nos 3/6 ciclos e não houve gravidez, sinal que é preciso investigar outros fatores, que o problema não é, ou não é só ovulatório. Se não houve ovulação, ou houve pouca resposta ovariana, então precisa-se avaliar outras formas de indução, pois o citrato de clomifeno não está resolvendo.


22 - Qual a diferença entre o Clomid, Indux, Serophene e Dufine? 


O princípio ativo é o mesmo, o citrato de clomifeno  o que varia é o nome comercial, o laboratório e o preço, mas o efeito é o mesmo. O Indux é o mais em conta e o Serophene o mais caro.

22 - O indutor melhora a qualidade do óvulo? 


Não, a única medicação que age diretamente melhorando a qualidade do óvulo é o ácido fólico. 

Na verdade o indutor pode até diminuir um pouco a qualidade, quando usado em alguém q ovula normalmente, 2º a opinião de alguns especialista que tive contato, pois são hormônios artificiais, que forçam o organismo a agir. Então o conselho é que, se você ovula normalmente, quanto menos medicação melhor, pois o organismo sabe a hora e o ponto de maturação certo para que ocorra a ovulação.

23- Tomei indutor mas só tenho um folículo dominante e agora?


O que importa para conseguir engravidar é ter um folículo dominante que evolua, gerando um óvulo, claro que as chances são maiores quando se tem vários, mas às vezes tem-se vários de baixa qualidade, então é muito melhor ter um de boa/ótima qualidade.


24- O indutor altera a temperatura basal?


Não, pois o indutor não altera a progesterona. Ou seja, você pode usar o método da temperatura basal normalmente, pois o indutor não influencia nas taxas de progesterona, q é o que marca a temperatura basal.


25- Quais são os riscos de má formação e de problemas de saúde para as crianças nascidas por tratamento de infertilidade/indução?


O tratamento da infertilidade/indução não provoca riscos de saúde as crianças e má formação. A incidência de malformações em crianças nascidas por tratamentos seguidos de indução da ovulação é a mesma que na população normal, ou seja, não aumenta em nada as chances.

26- Mesmo tomando indutor posso não ovular?


Sim, mesmo tomando indutor você pode não ter ovulação, por isso também é importante um controle de ovulação. É mais comum acontecer no 1º ciclo ou em casos de anovulação mais crônicos e de ovários policísticos.


27- O indutor pode atrasar meu ciclo e eu não estar grávida?


Sim, o indutor pode alongar o ciclo em média em 2 a 5 dias. Se passar disso pode ser que vc não tenha ovulado ou o indutor tenha gerado algum cisto ou o endométrio tenha afinado muito.


28- E o que eu faço se minha menstruação atrasar mais que 5 dias?


Faça um beta quantitativo e procurar o médico. O médico, se o beta for negativo, irá pedir um exame de progesterona e um ultrassom, pra avaliar o que houve.


29-Tenho cólicas muito fortes, é normal?


O indutor deixa o útero e os ovários muito sensíveis, além de causar muitas contrações do útero o que pode gerar cólicas bem fortes. Se você estiver com muitas dores antes ou no período fértil e não tiver fazendo controle de ovulação procure o médico, pois pode seu uma hiperovulação, o que pode ser bem sério.









Milena Oliveira