Flores do Meu Jardim

terça-feira, 5 de março de 2013

Será que estou no período fértil?

Olá meninas,


Hoje eu venho falar do período do nosso ciclo menstrual que aguardamos ansiosamente todos os meses, o período fértil, quando ocorre a ovulação. A menstruação ocorre sempre 14 dias após a ovulação. Não há como prever quando a mulher vai ovular, mas é possível saber retrospectivamente quando ela ovulou. Basta contar 14 antes do primeiro dia da menstruação. Isto significa que se o primeiro dia da nova menstruação foi no dia 20, a ovulação ocorreu ao redor do dia 6. Mais uma vez, não é possível prever o dia da próxima ovulação com certeza, mas as mulheres com ciclos muito regulares, que sabem o dia que a próxima menstruação virá, podem estimar o dia da ovulação com alguma eficiência. 




O óvulo, após a ovulação, tem uma vida útil muito curta, cerca de 12-24 horas. Por isso, se a mulher ovular hoje, o espermatozoide tem uma prazo máximo de 24 horas até encontrá-lo. Como o espermatozoide tem uma vida muito mais longa, cerca de 5 a 7 dias, as maiores chances de fecundação ocorrem quando a relação sexual acontece 24 a 48 horas antes da ovulação. O ideal é que, quando o óvulo chegue nas trompas, já exista uma grande quantidade de espermatozoides a sua espera.

Levando-se em conta a vida média do óvulo e dos espermatozoides, o período fértil acaba por compreender, em média, os 5 dias antes da ovulação até o dia seguinte a mesma.

Muitas mulheres não conhecem os sinais que seu corpo dá quando está fértil, algumas tem o ciclo irregular, isso faz com que as calculadoras de fertilidade e as tabelinhas não sejam precisas. Mas existem sinais que indicam que a mulher está pronta para a fecundação:

Secreção vaginal 




Muco fértil
A secreção vaginal é o primeiro indício de que o período da ovulação está chegando. Essa pista aparece quando os folículos começam a se formar. Nessa fase, a cápsula libera um hormônio chamado estradiol, que é o responsável pela secreção. 

"Essa secreção é um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal", esclarece o médico. "Portanto, quando começa a preparação para o período fértil, a mulher vai perceber esse líquido na vagina, que pode se assemelhar com a clara de ovo crua", conta. 


Temperatura


Durante o período fértil, a temperatura do corpo da mulher também sofre uma leve alteração. Se for medida da maneira correta, essa elevação de temperatura pode ser percebida e tida como mais um indício de ovulação. 
Para descobrir o momento da ovulação, a mulher, assim que entra no período fértil, precisa medir diariamente sua temperatura. A medição tem que ser feita logo que ela acordar (o que é chamado de temperatura basal). O ideal é que ela nem se levante da cama. 
De acordo com Carrilho, as mudanças na temperatura são mínimas, mas perceptíveis se feitas da maneira correta. "Quando a temperatura tiver uma leve queda e, no dia seguinte, se elevar é um sinal do momento da ovulação. Depois do quarto dia de medições mais altas, o período fértil termina", diz. 
A temperatura se eleva porque, quando os folículos liberam os óvulos, junto deles vem um hormônio chamado progesterona. Esse hormônio é o responsável por essa pequena alteração. 



Aumento da libido e do apetite


A progesterona é um hormônio que só é produzido durante a ovulação. E, além de elevar a temperatura do corpo, ela aumenta o desejo sexual da mulher. 
Quando isso acontece, o organismo já está ovulando, pois a progesterona só é liberada quando os óvulos amadureceram e já saíram da sua "casa" - os folículos. Além de mais desejo sexual, a mulher também sente mais fome quando o nível de progesterona está mais alto. 


Dor pélvica


No pico de todos esses "sintomas", algumas mulheres podem ter uma dor pélvica. Segundo o médico, essa dor é a indicação concreta de que ela está ovulando.

Utilize esta calculadora para descobrir os dias mais prováveis de sua fertilidade, ou seja, os dias em que será mais fácil você engravidar.


Espero ter ajudado, muitos beijos férteis!!!!

Até a próxima,

Milena Oliveira







Nenhum comentário:

Postar um comentário