Flores do Meu Jardim

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Muco Cervical e fertilidade, como funciona?

Olá minhas flores, nessa postagem trago um assunto que deixa a maiorias das tentantes com muita dúvida: o famoso muco cervical.
O muco cervical é uma secreção, que serve como lubrificante natural e principalmente para receber os espermatozoides  fora do período fértil dificultado a passagem, já no período fértil ajuda os espermatozoides a nadarem até as trompas para encontrar o óvulo. O muco sofre alterações durante o ciclo indicando a fase fértil ou não fértil da mulher, com isso, ele pode ser usado como método de controle de ovulação ou contracepção, sendo chamado de método de Billings.
Para fazer esse acompanhamento a mulher deve colocar um pouco de muco  no dedo indicador, pressionar com o polegar e separá-los em seguida, assim pode-se ver se o muco é mais pastoso, aguado, elástico...

ausência de muco, indica uma fase estéril, quase não há umidade, ocorre no começo e no final do ciclo, ou seja, logo após a menstruação e antes da menstruação. Nessa fase a acidez da vagina acaba matando os espermatozoides e o colo uterino está fechado.

muco grosso e pastoso, figura A, pode ser branco ou amarelado, também indica a fase estéril, ele dificulta a passagem dos espermatozoides  Esse muco ao ser colocado entre os dedos, não estica.

muco mais aquoso (aguado), leitoso e escorregadio, figura B, indica o período pré e pós período fértil, ou seja, aparece antes do PF e logo após o PF. Quando esse muco aparece já é possível engravidar, pois o colo uterino já apresenta uma abertura e os espermatozoides podem sobreviver até 5 dias, ou seja, se nesse período a ovulação ocorrer pode ocorrer a fertilização.
muco elástico, gelatinoso, semelhante a clara de ovo, figura C, é o muco fértil. Quando ele aparece a ovulação pode acontecer  naquele dia ou em até 5 dias. Tem mulheres que tem um único dia, outras por vários dias, sendo que o dia de maior quantidade e em que o muco se estica mais, está mais elástico, é o dia da ovulação. Esse muco não é ácido, por isso ele facilita muito a chegada dos espermatozódes até as trompas e ainda os alimenta.

Muco fértil (parece clara de ovo)

Algumas mulheres relatam ter muco fértil logo depois ou logo antes da menstruação, mas isso não quer dizer que se está ovulando, pode ser apenas uma alteração hormonal. Mas, sempre que o muco elástico aparece é bom treinar.
O muco cervical é produzido pelo estrogênio (hormônio), é ele que define todas as alterações do muco, por isso uma disfunção desse hormônio, ou alguma medicação que o altere, pode modificar o muco. Alguns tipos de anticoncepcionais são um exemplo de medicação que podem causar o muco elástico, bem como outras como indutores de ovulação, podem alterar o muco durante todo o ciclo ou escasseá-lo (diminuir).
Então ter muco elástico é um bom indício de ovulação, mas não é uma certeza. O ideal é fazer outro controle de ovulação em conjunto por 2 ou 3 ciclos pra ter certeza que o aparecimento do seu muco está vinculado a ovulação.
Outra observação importante, é que o estresse e a ansiedade também podem alterar o muco, visto que, podem causar alterações hormonais na mulher.

Em resumo o ciclo do muco cervical é:

1º - Fase Infértil(antes do PF): ausência de muco, muco pastoso, leitoso, muco aguado, nessa ordem.

2º - Fase Fértil(PF): muco elástico, tipo clara de ovo.

3º - Fase Infértil(depois do PF, antes da menstruação): muco aguado  muco pastoso, leitoso, ausência de muco.


Fonte:http://anunes.e-familyblog.com/note/3656


Milena Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário