Flores do Meu Jardim

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Os exames que o homem precisa fazer antes de começar um tratamento para engravidar a parceira.




Tem gente que engravida sem precisar de muito tempo tentando. Outros casais têm mais dificuldade. Se é o seu caso, você não está só: cerca de 10 milhões de casais têm dificuldade de engravidar. O tempo que você deve tentar naturalmente antes de desconfiar de algum problema varia de acordo com a idade do casal.

Em geral, casais com até 34 anos devem tentar a gravidez durante um ano mantendo relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos (claro!). Se vocês não engravidaram nesse período, aí, sim, é hora de marcar uma consulta com um especialista.

Se vocês têm entre 35 a 38 anos, a espera deve ser menor: seis meses. Em casais acima de 39 anos, o ideal é procurar por um especialista logo que a ideia de ter um filho ganhar força: vocês não têm tempo a perder. Provavelmente,o médico vai pedir uma bateria de exames, tanto para você quanto para a futura mãe. Conheça os exames mais comuns solicitados para o homem e como funciona cada um deles.

Como é a avaliação médica do homem?
Análise do sêmen
Geralmente é solicitada já na primeira consulta. Sim, vão ser você e o copinho e pode ser um pouco constrangedor. Mas é possível fazer a coleta em casa e levar para o consultório no máximo uma hora depois a ejaculação. Leve o recipiente próximo ao corpo,para manter a temperatura, por exemplo, no bolso da camisa, sugere o Dr. José Bento de Souza, pai de Fernanda e Débora, é ginecologista e obstetra, no livro Engravidar, Sim, É Possível.
Talvez seu médico peça que você evite ter relações sexuais por dois ou três dias, para garantir volume suficiente para a análise. Mas não espere demais, porque depois de 7 dias sem ejacular, o sêmen pode ficar com espermatozoides que não se movimentam bem e isso pode comprometer os resultados. É possível que você tenha de repetir o exame duas ou três vezes no prazo de um a três meses. É normal, porque a quantidade de espermatozoides pode variar.

O que é analisado:

Contagem de espermatozoides por mililitro de sêmen. O normal é ter ao menos 20 milhões por mililitro;
Motilidade: o espermatozoide é observado através do microscópio para que se observe como ele se movimenta. Acredita-se que o movimento natatório ajuda o espermatozoide a chegar até o útero e as tubas uterinas, penetrando no óvulo. Quando a situação é normal,mais de 50% dos espermatozoides se movimentam numa determinada progressão.
Morfologia: a forma do espermatozoide é avaliada colocando-se uma amostra sobre uma lâmina sobre a a qual adicionam-se corantes. Num sêmen normal, os espermatozoides têm cabeça ovalada e cauda curvada. Se o percentual de espermatozoides anormais for muito alto, a capacidade de fertilizar o óvulo pode ser prejudicada.
Viscosidade: ao ser ejaculado, o sêmen vira uma geleia e se torna líquido novamente depois de aproximadamente meia hora. Se ele não fica líquido, os espermatozoides podem ter dificuldade e de entrar no canal cervical (que separa o útero da vagina).
 * Volume: normalmente o volume do fluido é de 1 ml a 5 ml (uma colher de chá). Quando o volume é baixo, o espermatozoide não alcança o canal cervical. O fluido também precisa ser alcalino para que o ambiente ácido da vagina não imobilize o espermatozoide.
O resultado do exame é normal quando...
  • Há um número normal de espermatozoides móveis e com formato normal
  • O trajeto dos testículos até o pênis está livre, sem obstruções
  • A concentração de espermatozoides por mililitro de sêmen está acima de 20 milhões
  • A motilidade está acima de 50% de espermatozoides móveis ou mais de 25% de espermatozoides tipo A (movimento como d uma flecha em direção ao alvo)
  • Mais que 14% de espermatozóides normais (segundo critérios de Kruger) ou mais de 60% segundo a OMS
  • 75% dos espermatozoides estão vivos

Outros testes
- TPC (Teste Pós-Coito)
Mede a habilidade dos espermatozoides de viver e nadar pelo muco cervical (muco produzido naquela região que separa o útero da vagina). Na verdade, esse exame diz respeito ao homem, mas é coletadona mulher de 2 a 12 horas depois da relação sexual alguns dias antes ou durante a ovulação, fase em que o muco é abundante e parece uma clara de ovo.
O material é analisado  no microscópio. Esse exame pode indicar problema no esperma, no muco ou presença de algum anticorpo,o que pode significar infecção. Em outro exame, os espermatozoides são colocados para nadar no muco.
- Fragmentação da Cromatina Espermática
Usando um corante laranja conhecido como acridina Orange. São analisados 5 mil espermatozoides  Quando 30% têm alteração, a amostra é considerada inadequada.
Segundo Philip Wolf, diretor laboratorial da clínica Genics –Medicina Reprodutiva e Genômica, os problemas de fertilidade mais comuns estão associadas à endometriose e varicocele (dilatação anormal de veias nos testículos), obstrução tubária por laqueadura ou outras causas como DSTs,distúrbios hormonais que levam a ciclos menstruais irregulares, ovários policísticos, malformações uterinas, fatores imunológicos e genéticos. Além de Vasectomia, disfunção erétil, álcool, drogas, tabagismo, diabetes e obesidade (tanto em homens quanto em mulheres).
Mas não são apenas fatores físicos que podem ocasionar a infertilidade, os hábitos de vida do paciente e problemas como baixa estima e insegurança também podem comprometer a infertilidade.
Milena Oliveira


Um comentário:

  1. Não sei o que ocorreu nessa postagem, já tentei editar, mas a margem direita está desalinhada! Mas as informações são muito boas! Vale a pena ler.

    Bjks férteis para todas!

    ResponderExcluir